Limpeza de Pele: Principais dúvidas - Pollyana Fiorese - Drenagem Linfática

Limpeza de Pele: Principais dúvidas

Todos nós desejamos estar com o rosto sempre bonito, saudável e com aspecto jovial, não é mesmo? Porém, é frequente que nos esbarremos com poluição no ar, gordura dos dedos, restos de maquiagem e mais uma infinidade de resíduos entram em contato com a pele do rosto. Esses resíduos a deixam suja e mais vulnerável a problemas dermatológicos, como espinhas, manchas, cravos e infecções.

Por isso, uma boa e frequente limpeza é certamente o primeiro passo para alcançar a pele perfeita! Portanto, para manter o rosto mais saudável e bonito, é indispensável incluir a higiene da região em sua rotina de cuidados diários. Mas, além disso, é necessário dedicar ainda alguns dias para procedimentos mais intensos, como a limpeza de pele.

Nesse artigo vou te apresentar a este tão amado tratamento, além de esclarecer algumas dúvidas frequentes, como a frequência necessária e quem pode fazer. 

O que é limpeza de pele?

A limpeza de pele é um tratamento estético que tem como principal objetivo eliminar as impurezas da pele. Esse tratamento é indicado, principalmente, para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos) e a remoção de miliuns. 

Além disso, é também indicada para manter a pele macia e saudável e para remover as células mortas. Uma limpeza de pele bem realizada ajuda no equilíbrio de todos os tipos de pele, seja seca, oleosa ou mista. 

Quem pode fazer?  

Essa é uma dúvida muito comum mas bem fácil de ser esclarecida. A limpeza de pele é um procedimento básico, por isso, pode ser realizada em todas as pessoas, independente de a pele ser seca, mista ou oleosa. 

Porém, existem algumas contraindicações, das quais falaremos mais a frente. 

Como é feito o procedimento?

A limpeza de pele é realizada através de 5 passos: assepsia, esfoliação, extração, massagem e aplicação de máscara e filtro solar. 

A assepsia nada mais é que a higienização da pele. Seu objetivo principal é remover as impurezas da pele, como maquiagem, cosméticos e até mesmo o acúmulo de poluição ou oleosidade que possa ocorrer.  

O passo seguinte, que é processo de esfoliação, busca o afinamento da camada córnea. São utilizados produtos específicos com efeito abrasivo, a fim de facilitar a extração de cravos e miliuns. São feitos movimentos circulares e suaves, sempre de forma delicada.    

Em seguida, ocorre a extração, que é a etapa mais longa e pode durar 30 minutos ou mais. dos poros utilizando materiais higiênicos e a técnica correta. Os cravos e miliuns são removidos nesta etapa, com a ajuda de gaze médica e instrumentos dermatológicos. 

A extração é feita de forma delicada e devagar para que o paciente se sinta confortável. Importante lembrar que não devem ser extraídas espinhas inflamadas, pois correm o risco de deixar marcas na pele. 

Após a extração, é feita uma massagem, que pode ter finalidade estética ou terapêutica. Além disso, a massagem auxilia na aplicação de substâncias calmantes ou hidratantes. Também é comum a utilização de compressas com loções calmantes. 

Finalizando o procedimento, é aplicada uma máscara, cuja escolha varia de acordo com o tipo de pele. Normalmente são utilizadas máscaras calmantes. Após esse passo, com a pele devidamente acalmada, é aplicado filtro solar para garantir a proteção do rosto.

Atenção: é importante que sejam utilizados produtos de boa procedência e que estejam dentro do prazo de validade. 

Com qual frequência devo fazer limpeza de pele? 

Como dito anteriormente, a limpeza de pele proporciona diversos benefícios essenciais para a manutenção de uma pele limpa, saudável e bonita. Após o procedimento, onde é realizada a remoção de cravos e células mortas, nota-se resultados como a desintoxicação da pele e a redução da oleosidade.

Desta forma, é importante a realização desse procedimento com uma frequência adequada. O tempo entre uma sessão e outra vai depender do tipo de pele. Peles normais à secas são recomendadas limpezas a cada dois meses. 

Já para peles mistas a oleosas, o cuidado deve ser maior. Por isso, é importante a realização do procedimento a cada mês. 

Para um melhor resultado, é necessária a utilização de cosméticos adequados para cada caso. 

Quais cuidados devo tomar após o procedimento?

É comum que a pele fique sensibilizada após a realização do procedimento. Por isso, são importantes alguns cuidados, principalmente nas primeiras 48 horas.

Embora a maquiagem possa ser utilizada nesse período, cremes muito oleosos e produtos à base de ácidos devem ser evitados. A exposição ao sol também deve ser evitada. Além disso, não deve ser realizada esfoliação antes de 07 dias. 

Após as primeiras 48 horas, é importante seguir uma rotina básica de cuidados. Um kit básico pode ser composto por gel de limpeza, hidratante noturno e diurno e um tônico. O filtro solar com proteção acima de 30 é mais do que recomendado. 

Quais as contraindicações da limpeza de pele?

Embora o procedimento seja indicado para todos os tipos de pele, existem algumas contraindicações. 

Pacientes com espinhas inflamadas e/ou amareladas, por exemplo, devem evitar o tratamento. A inflamação pode se espalhar ou criar manchas na pele. Também não é recomendado o procedimento para pessoas com a pele muito bronzeada. O contato com substâncias mais agressivas pode causar manchas que aparecerão com o sumiço do bronzeado. 

Agora que já esclarecemos todas as suas dúvidas sobre esse procedimento maravilhoso, ligue para a gente e agende sua limpeza de pele. Vai ser um prazer atender você 🙂 

Essas são as principais dúvidas sobre a limpeza de pele. Se você acredita que deixamos alguma importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Conheça nosso blog para mais dicas e agende online uma consulta no nosso site, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?